sexta-feira, 5 de junho de 2009

MIDIA LOCATIVA

Mídia locativa é um conjunto de tecnologias comunicacionais onde o conteúdo da informação está associado a uma posição física específica. Através dos dispositivos móveis digitais e dos sistemas de informação é possível encontrar informações sobre os lugares naqueles lugares. Reúnem informação criando novas formas do urbano. Agregam pessoas nas zonas de acesso às redes de telefonia celular, nas trocas SMS, fotos e vídeos, nas áreas WI-FI, além das etiquetas RFID. Possibilitam trocas de informações em mobilidade, fornecendo dados dinâmicos sobre o local.

EXEMPLOS DE MIDIA LOCATIVA



O Yellow Arrow tem o objetivo de marcar lugares e vistas especiais da cidade com setas amarelas. Na seta contém um código SMS especial. Com ele você pode deixar uma mensagem naquele lugar para uma outra pessoa receber ou você recebe uma mensagem deixada por uma pessoa que esteve lá.



O designer de interfaces Corey Menscher criou um aparelho para permitir que bebês “façam posts” no Twitter mesmo antes de nascer. Quando a mãe veste uma cinta com sensores na região da barriga, é possível registrar automaticamente, no serviço de microblogs, os chutes dados pela criança. Menscher afirma que criou o aparelho para estar mais próximo do desenvolvimento de seu próprio bebê, mesmo quando estiver longe da mulher. O aparelho, chamado Kickbee, é uma espécie de cinta de elástico com sensores e aparelhos eletrônicos.



O projeto your live our movie utiliza mensagens SMS, Bluetooth, projetores e um sistema de banco de dados, seguindo um conceito parecido com o do trabalho Your life, our movie. Descontínua Paisagem é uma instalação interativa com imagens extraídas e modificadas em tempo real do site confluence.org, um site que mostra os lugares de cruzamento de meridianos e paralelos com um grau de resolução Norte-Sul, Leste-Oeste, formando paisagens imaginárias.



Desenvolvido por arquitetos e engenheiros, o EyeStop é um projeto de parada de ônibus interativa, dentro da perspectiva dos moliários urbanos inteligentes (smart urban furniture) da próxima geração. Tem o objetivo de enriquecer a cidade com tecnologias sensíveis, serviços interativos, informações colaborativas (comunitárias) e entretenimento.



O GEO GOO, projeto abrigado no site do iMAL-Center for digital cultures and technology de Bruxelas, tem por objetivo mapear a geometria de parques e praças do mundo utilizando para isso o google maps. O trabalho propõe uma reflexão entre as relações de construção e diferenças entre o mundo físico e o mundo geopolítico a partir da internet, ao criar imagens que formam ícones em cima das imagens aéreas dos parques.

Nenhum comentário: