terça-feira, 7 de outubro de 2008

Os jovens nas eleições


O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) enviará para as emissoras de TV uma campanha para atrair os jovens entre 16 e 18 anos para as eleições. Os filmes devem ser lançados pelo canal MTV. A decisão foi tomada após o tribunal ter notado uma queda de jovens, com 16 e 17 anos, na participação das eleições. A campanha, desenvolvida pela TV Cultura, terá versões para rádio, internet e terá duas opções para TV. Um dos filmes mostra cenas de protestos com adolescentes sem a presença de nenhum som. O slogan da campanha é: “Se você tem 16 e 17 anos pode dizer o que pensa, mas sem título de eleitor, você não será ouvido”. O número de jovens que tiraram títulos de eleitor caiu 20% entre as eleições de 2004 e a deste ano. Foram às urnas esse ano 2,9 milhões de eleitores jovens. Em 2004 foram 3,6 milhões de adolescentes. O total de eleitores jovens esse ano representa um aumento em relação às eleições presidenciais de 2006, quando 2,5 milhões de jovens votaram. Para quem tem essa idade, o voto não é obrigatório. O desinteresse é maior nos Estados do Sudeste enquanto no Nordeste a participação dos adolescentes dobra. A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas organizou uma campanha, durante o primeiro turno, para incentivar o registro de jovens eleitores. Eles levaram cartórios itinerantes nas escolas para que estudantes fizessem o título. Segundo a entidade, o jovem não se vê representado pelos candidatos. Porém, afirmam que a juventude quer participar da política.

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